“POLÍTICAS DA DIFERENÇA – COLABORAÇÕES, COOPERAÇÕES E ALTERIDADES NA ARTE” é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico

“POLÍTICAS DA DIFERENÇA – COLABORAÇÕES, COOPERAÇÕES E ALTERIDADES NA ARTE” é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico, na área de Artes.

Organização de Maria de Fátima M. Couto, Emerson Dionisio Oliveira e Marize Malta pela Editora da Unicamp, com capítulos de Ana Magalhães, EMERSON DIONISIO OLIVEIRA, Flavia Galli Tatsch, Francisco Dalcol, LUIZ CLÁUDIO DA COSTA, MARIA DE FÁTIMA M. COUTO, MARIZE MALTA, Roberto Conduru, Vera Beatriz Siqueira, Vera Pugliese e Vinicius Spricigo.

“Como o leitor poderá perceber, há neste livro uma variedade de possibilidades de pensar as diferenças que tratam do fenômeno artístico e mesmo de colocá-lo sobre suspeição. Há vários conceitos do que venha a ser arte competindo entre si na atualidade. Discutir esse campo de disputas, conflitos, dissensos, cooperações, cooptações e atravessamentos é fundamental para compreender a necessidade de políticas que nos possibilitem a convivência com as diferenças. Cabe-nos compreender o fenômeno da arte na sua singularidade, naquilo que a torna diferente de outras experiências, mas também nos é exigido tomá-lo como parte de um enredo mais amplo, enredo capaz de nos apresentar como uma obra se torna obra, e como podemos compreendê-la e interpretá-la em sua movente transitoriedade. Nesse sentido, este livro expressa as ambições, os projetos e as produções conduzidas pelas colaborações oriundas do Grupo MODOS e por suas parcerias. Assim como o grupo, ativo desde 2013, o livro enfatiza a produção artística, crítica e historiográfica dedicada às artes visuais em suas várias dimensões, dando ênfase aos lugares de exibição, à circulação, às coleções e às narrativas que instituem como percebemos, interpretamos e divulgamos a produção artística e o objeto de arte.”