lançamento do livro “Exposições e Conexões internacionais no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1948-1978)”

O grupo de pesquisa @geopoliticasinstitucionais convida a todxs para o lançamento do livro “Exposições e Conexões internacionais no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1948-1978)”, organizado por MARIA DE FÁTIMA MORETHY COUTO @mfmcouto e Moema de Bacelar Alves @mock_alves

O livro é resultado do projeto de pesquisa desenvolvido com apoio do CNPq – Edital Universal. O projeto teve como propósito cartografar e analisar as exposições internacionais ocorridas no MAM Rio, entre 1948 e 1978.

Ao longo da pesquisa, buscou-se examinar as dimensões políticas e ideológicas subjacentes a essas exposições, partindo-se do estudo de suas articulações em seus países e instituições de origem bem como da atuação de órgãos oficiais e do corpo diplomático para a implementação de sua circulação no exterior.

O inventário e a análise desse conjunto de exposições internacionais possibilitaram melhor conhecer as atuações propositivas de alguns países na paisagem cultural brasileira durante o período indicado, levando-se em consideração as interações do tabuleiro geopolítico internacional e a importância do chamado soft power no território sul-americano. Também tornaram possível reconhecer a formação de redes regionais ou continentais, verificar seus efeitos específicos na cena artística do Brasil e de outros países da América do Sul e dimensionar o papel do MAM nesse processo. Buscamos, com isso, escrever uma história da arte moderna-contemporânea a partir de outras perspectivas.

O lançamento terá uma mesa-redonda sobre o livro na Cinemateca do MAM Rio, e, em seguida, um coquetel na @cantinadomam. Contamos com vocês!