grupo modos recomenda: “Viajar, observar e registrar: coleção e circulação da produção visual de Maria Graham”

“Viajar, observar e registrar: coleção e circulação da produção visual de Maria Graham”, artigo de MARIA DE FÁTIMA MEDEIROS DE SOUZA explora a produção visual de Maria Graham, relacionando-a com as redes de sociabilidade estabelecidas com naturalistas, colecionadores, viajantes, artistas e antiquarianistas. 

Os acervos da viajante britânica indicam negociações com editores de seus livros de viagem, aspectos da configuração das ilustrações dos livros, assim como trocas de coleções naturais e de informações sobre a paisagem e a flora brasileira. Graham viajou por países como Índia, Brasil, Chile e Itália, e publicou diários sobre esses percursos. Paralela à escrita dos livros, ela produzia cadernos de viagens e ilustrações científicas que ainda são pouco conhecidos e estudados pela literatura especializada. Como uma das poucas mulheres de seu tempo a se destacar na literatura de viagem e a possuir um trabalho botânico consistente, a trajetória de Graham mostra como as mulheres se articularam com figuras chave nas artes e nas ciências. 

DOI: 10.20396/modos.v5i2.8664763

Imagens [detalhes]: [1] Maria Graham. Heliconia high eleven feet. Aquarela, s/d. Fonte: Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.