Grupo MODOS recomenda:  “Exotisme, civilisation et propagande : images de la ville de Rio de Janeiro au XIXe siècle [Exotismo, civilização e propaganda: imagens da cidade do Rio de Janeiro do século XIX]

O Grupo MODOS recomenda o artigo de ANA CAVALCANTI:  “Exotisme, civilisation et propagande : images de la ville de Rio de Janeiro au XIXe siècle [Exotismo, civilização e propaganda: imagens da cidade do Rio de Janeiro do século XIX], publicado pela Revista ILCEA, v. 43, 2021, no dossiê “Imagens das Américas: produção, representações e usos”, organizado por  Pierre-Alexandre Beylier e Irène Favier. 

O artigo questiona qual o papel das ideias de exotismo ou civilização na representação do Rio de Janeiro ao longo do século XIX. Cavalcanti pergunta, ainda, que diferenças se percebem na forma como brasileiros e europeus viam a cidade. 

Para responder a essas questões, a autora apresenta alguns casos de recepção de diferentes obras que representaram a cidade. O que lhe interessou nesses trabalhos foram as reações que provocaram entre brasileiros e europeus. Os exemplos selecionados permitem observar como seus pontos de vista foram influenciados reciprocamente. Percebe-se como a vontade de ser como a Europa e a valorização do pitoresco foram fundamentais para a formação de uma identidade nacional brasileira.
DOI: https://doi.org/10.4000/ilcea.13260

Imagem: Augustus Earle : Valongo, ou marché d’esclaves à Rio. Fonte: M. Graham, Journal of a Voyage to Brazil, and Residence There, During Part of the Years 1821, 1822, 1823, Londres : Longman, 1824.