MODOS recomenda a leitura de “Um cosmonauta nos trópicos:  Július Koller na América do Sul”

No dia 28 de maio de 1939 nascia na Eslováquia o artista Július Koller(1939–2007), considerado um dos mais relevantes artistas experimentais do leste europeu. Questionador tanto da arte oficial comunista, quanto das convenções do mercado de arte ocidental, seu trabalho foi marcado pela ironia, pelo ceticismo e pela criação de uma simbologia provocadora.

Para conhecer mais sobre o artista MODOS recomenda a leitura de “Um cosmonauta nos trópicos:  Július Koller na América do Sul”, de Cristina Freire, publicado em setembro de 2017, na Revista MODOS. DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v1i3.865.

O artigo de Freire discute a participação do artista eslovaco em exposições na América do Sul nos anos 1970, focando-se em especial nos card-texts por ele enviados pelo correio para a mostra Prospectiva’74 realizada no MAC USP. O texto sugere paralelos entre as práticas artísticas experimentais no Leste da Europa e na América Latina no contexto de regimes ditatoriais. 

Imagem:  Detalhe de UFO-Naut JK (UFO),  Július Koller, 1971, xerografia, Galeria Nacional Eslovaca. Fonte: https://www.webumenia.sk/dielo/SVK:SNG.UP-DK_2732.